PESQUISE O QUE TEM NESTE BLOG

segunda-feira, 19 de maio de 2008

EDUCAÇÃO

INAUGURADO O PETI EM NOVA PORTEIRINHA

Foto Paulo & Galego




Alunos do PETI de Nova Porteirinha recebem assistência em dois turnos.

NOVA PORTEIRINHA – “As crianças de Nova Porteirinha têm o direito à cidadania. E esse propósito vem sendo executado pela prefeitura, através da administração ´Construindo Cidadania´, principalmente com a inauguração dessa unidade do PETI”. Essa colocação é da secretária municipal de Ação Social, Solange Batista, numa referência ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), inaugurado nessa semana.
A unidade do PETI em Nova Porteirinha foi implantada na parceria Governo Federal e prefeitura. Inicialmente são atendidas 50 crianças, sendo que 66% dessas crianças no PETI são custeadas pela prefeitura de Nova Porteirinha.
De acordo com a coordenadora do PETI, Bruna Tatiane Moura Queiroz, que também é coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o programa é desenvolvido em jornada ampliada – o aluno freqüenta uma escola e depois desloca se ao programa – de segunda-feira a sexta-feira.
O PETI de Nova Porteirinha possui duas turmas com 25 crianças em cada uma. Elas são assistidas por dois orientadores e são disponibilizados, através de outros educadores, ensinamentos e atividades recreativas, caso de esporte, entretenimento, arte e dança. “ Temos aqui 50 crianças na faixa etária até os 16 anos incompletos, sendo 33 crianças mantidas pela prefeitura e 17 pelo Governo federal. Essas crianças também recebem o reforço alimentar”, explicou Bruna.
O objetivo do PETI é erradicar as chamadas piores formas de trabalho infantil no País, aquelas consideradas perigosas, penosas, insalubres ou degradantes. Para isso, o PETI concede uma bolsa às famílias desses meninos e meninas em substituição à renda que traziam para casa. Em contrapartida, as famílias têm que matricular seus filhos na escola e fazê-los freqüentar a jornada ampliada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário