Guilherme Custódio dos Santos conhecido por “Nenzinho do Ônibus”, natural de Porteirinha-MG, nasceu em 1932, filho de Adelino Rodrigues Santos e Felicidade Antunes dos Santos “Dona Dade”.
Casado com Zely, é pai de oito filhos: William, Washington, Werner, Wallison, Guilherme Filho, Soraya, Sineide e Elaine. Em 1937, aos cinco anos de idade mudou-se para o povoado de “Gorutuba” que, com o aumento de casas, se tornaria um vilarejo chamado “Gameleira” e posteriormente Janaúba.
Seus pais foram moradores fundadores, junto às famílias de Belo Mendes, Antônio Catulé, Ivo Soares, e Mozart fizeram um mutirão para roçar o lugar onde hoje é a Praça Dr. Rocket e posteriormente para construção, nessa praça, da Igreja Bom Jesus, onde “Nenzim” foi velado.
Guilherme Custódio trouxe para Janaúba o primeiro veículo automotor coletivo da cidade em maio de 1965, este veículo viabilizou o transporte entre Janaúba e os lugarejos vizinhos, hoje chamados de Verdelândia e Jaíba até o ano de 1973. Ainda na década de 1970 iniciou o transporte coletivo urbano que ligou a barragem do Bico da Pedra à localidade de Piranhas. Também neste período, prestou serviço para a construtora Andrade Gutierrez transportando os funcionários da empresa para a construção dessa represa.
Em 1978 iniciou a prestação de serviço de transporte coletivo da cidade de Janaúba à localidade de Paraguaçú, então pertencente ao município de Porteirinha, serviço que prestou até 1995. Na década de 80 fez a “linha” que ligava a então comunidade de Pai Pedro à cidade de Porteirinha passando por Tocandira. Prestou serviço à empresa Uvale S/A, do grupo Banco Real, por 14 anos e quatro meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário