PESQUISE O QUE TEM NESTE BLOG

domingo, 6 de abril de 2008

CIDADÃO

MORRE “NENZIM DO LOTAÇÃO”, O DESBRAVADOR DO TRANSPORTE COLETIVO

Foto: Álbum de família

Guilherme Custódio, o “Nenzim do Lotação”: pioneiro no transporte coletivo em Janaúba.



JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O motorista Guilherme Custódio dos Santos, 76 anos, morreu de infarto no dia 2 de março, em Montes Claros, onde se encontrava internado devido a complicações do estado de saúde. “Nenzinho do Ônibus” ou “Nenzim do Lotação”, como era conhecido Guilherme Custódio, foi o pioneiro em transporte coletivo em Janaúba, município ao qual presenciou em ser emancipado.
Pai do assessor de comunicação e articulista Wallisson Freitas, “Nenzim do Lotação” era um entusiasmado pela comunicação e pelo transporte. Foi o primeiro assinante, em Janaúba, de uma das mais importantes revistas brasileiras, a Manchete.
Essa dedicação pela leitura e por meios de comunicação fez de “Nenzim” um incentivador da família. Um exemplo clássico é a jornalista Mônica Miranda, repórter da rádio Itatiaia, de Belo Horizonte, que colheu do motorista e leitor Guilherme Custódio a vontade pelo jornalismo. Mesmo caminho seguiu Wallisson Freitas.
Prestativo e acolhedor, “Nenzim do Lotação” adorava lê jornal, feito que fez até os últimos dias de vida, quando houve a complicação do estado de saúde. Ficava na porta de casa a espera do jornal no qual se orgulhava de vê o desempenho jornalístico do filho.
O LOTAÇÃO
Transportar trabalhadores, famílias, estudantes, enfim, tinha a missão de ser o elo entre as comunidades. Essa foi, talvez, o fato mais marcante na vida de Guilherme Custódio. Parte da população utilizou direto e indiretamente os serviços de transporte coletivo comandado por “Nenzim do Lotação”.
E essa prestação de serviço rendeu ao norte-mineiro Guilherme o título de Cidadão Honorário de Janaúba, em 2001, a pedido do vereador Eli Dias Sobrinho e aprovado pela Câmara Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário