PESQUISE O QUE TEM NESTE BLOG

terça-feira, 15 de abril de 2008

TERRITÓRIO DA CIDADANIA

PROGRAMA PREVÊ R$ 192 MILHÕES PARA A REGIÃO DE JANAÚBA

Foto Oliveira Júnior

NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Dominada pela seca há meses, a região do Norte de Minas, mais especificamente a microrregião da Serra Geral de Minas, receberá uma enxurrada de investimentos em vários setores. São previstos R$ 192 milhões até o final deste ano nos 16 municípios desta microrregião que tem Janaúba como cidade pólo.
O recurso será proveniente do programa Territórios da Cidadania, lançado essa semana, nesta cidade, pelo Governo federal. A meta é possibilitar o crescimento econômico com a redução das desigualdades sociais e regionais.
De acordo com o Delegado estadual do MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário – Rogério Correa (foto), esse programa vai estimular o desenvolvimento regional sustentável e garantir direitos sociais a quem mais precisa. “Haverá uma transformação, para melhor, dessa região que possui 15 mil agricultores familiares”, declarou o representante do MDA em Minas Gerais.
O programa integra ações dos governos federal, estadual e municipal. A microrregião ocupa uma área de 20 mil quilômetros quadrados com a população de 275 mil habitantes, dos quais 42% moram na área rural. O Território da Cidadania da Serra Geral de Minas possui 15.658 agricultores familiares, 1.775 famílias assentadas, 271 famílias de pescadores e 14 comunidades quilombolas.
Fazem parte da microrregião da Serra Geral de Minas os municípios de Janaúba, Nova Porteirinha, Pai Pedro, Porteirinha, Riacho dos Machados, Serranópolis de Minas, Catuti, Mato Verde, Monte Azul, Mamonas, Gameleiras, Espinosa, Verdelândia, Jaíba, Matias Cardoso e Manga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário