Foto: Oliveira Júnior
Irisvan Santos, extensionista: a mulher tem participação ativa no setor produtivo.
NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – As mulheres do Norte de Minas, principalmente as dos municípios de Janaúba e Nova Porteirinha, têm tido ascensão no setor sócio-econômico da região. A participação da mulher na produção de alimentos e difusão dos modos e costumes é fundamental para o desenvolvimento da comunidade. Quem atesta isso é o Técnico Agrícola Irisvan Aparecido dos Santos, extensionista da Emater-MG - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais.
Com atuação específica nos municípios de Nova Porteirinha e Janaúba, Irisvan Santos ressalta o empenho das componentes do sexo feminino em obter conhecimento e desenvolver atividades que valorizem a comunidade e também sirvam de sustento para a família. “A valorização da mulher traz inúmeros resultados positivos, principalmente na formação adequada da família”, explicou Irisvan Santos.
A produção de doces de frutas produzidas em áreas do Projeto Gorutuba, de artesanato com o aproveitamento de material extraído dos plantios de banana, cursos de corte e costura que são realizados em Nova Porteirinha tem a imprescindível participação da mulher. “A mulher é fundamental na vida humana”, citou Irisvan Santos ao completar “a mulher é o mais belo pensamento de Deus, pois o coração dela é nascente de sabedoria. Nesta oportunidade, desejo felicidades às mulheres, principalmente às de Nova Porteirinha”.
PRONAF
Criado no Plano Safra 2004/2005, pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, o Pronaf Mulher – linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar específica para as produtoras rurais – visa reconhecer e estimular o trabalho das mulheres rurais na agricultura familiar e nos assentamentos de reforma agrária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário